Páginas

20 de nov. de 2010

O Maior Ser Vivo do Mundo!

Se vc acha q o mair ser vivo do mundo eh algum dinossaur, alguma baleia ou alguma árvore, dê uma lida nisso e descubra por que eh tão importante cuidar de pé-de-atleta e outras micoses:




Armillaria ostoyae



"Foi encontrado em Novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos, um cogumelo deste tipo que é actualmente considerado como a maior colónia de fungos do mundo. Através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, descobriu-se que este fungo cobre uma área de 8,9 km² (equivalente a 1220 campos de futebol). A sua idade é difícil de avaliar, e embora alguns estudiosos afirmem que este organismo vivo pode ter 2400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo parecem indicar que pode ter 8000 anos. Estima-se que este fungo possa ter uma massa total de 605 toneladas. Se esta colónia for considerada como um organismo único, então este fungo é o maior organismo em termos de área ocupada, e rivaliza com o "Pando", actualmente conhecido como sendo o organismo que mais biomassa possui.
O fungo nasceu como uma partícula minúscula (esporo) impossível de ser vista, e vem estendendo seus filamentos, entre as raízes das árvores. À superfície do solo, ele possui a forma de pequenos cogumelos de aparência inocente, mas sob o solo (micélio) fixa-se nas raízes das árvores da floresta, roubando-lhes águanutrientes, provocando putrefação e morte das mesmas. Embora existam espécies de árvores que resistam a este fungo, a taxa de crescimento fica comprometida. Assim, abre caminho para que espécies vegetais floresçam no lugar."
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. demoro entaum pra gente akabar com a fome da Africa, vamos fazer um ensopadão e ja era!
    ganharemos o premio nobel!!!!!

    ResponderExcluir