Páginas

30 de set. de 2011

Os 10 Maiores Avanços da Física em 2010

O Instituto de Física Britânico, através da sua secção Physics World, compilou a lista dos feitos mais relevantes para o progresso da física durante o ano passado.

 1 - Criação e manutenção de antimatéria

A equipe internacional do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) conseguiu produzir 38 átomos de antihidrogênio durante um décimo de segundo (tempo suficiente para analisá-los) com seu experimento ALPHA, abrindo assim a porta para a compreensão das diferenças entre a matéria e a antimatéria.

2 - Atmosfera de Exoplaneta

Um grupo de astrônomos do Canadá e da Alemanha mediram de maneira direta, pela primeira vez, a atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar.

3 - Máquina Quântica

É a primeira máquina quântica fabricada pelo homem. A máquina completa tem espessura menor do que um fio de cabelo. Poderia ser o primeiro passo para a fabricação de computadores quânticos, que seriam capazes de decifrar em alguns segundos, todas as chaves de segurança do Pentágono e da NASA.

4 - A capa da invisibilidade

George Barbastathis e sua equipe do Instituto Tecnológico de Massachusetts e da Universidade de Singapura, criaram uma capa que consegue esconder objetos de 2 mm. A equipe da Universidade de Birmingham, do Colégio Imperial e a Universidade Tecnológica da Dinamarca, a cargo de Shuang Zhang, desenhou um metamaterial que consegue tornar invisíveis objetos de 3 mm.

5 - Laser acústico

Dois grupos independentes, anunciaram os primeiros lasers acústicos de fônons, que emitem ondas acústicas coerentes de modo similar ao dos lasers convencionais, que emitem ondas de luz coerente.

6 - Superfóton

Uma equipe alemã conseguiu construir um condensado de Bose-Einstein (BEC) de fótons, um superfóton.

 7 - Tempo Relativo

James Chin-Wen Chou e sua equipe do National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos, usou dois dos mais precisos relógios ópticos do mundo para demonstrar que o tempo corre mais rápido em um relógio que está localizado a apenas 33 centímetros mais acima que o outro, e que o tempo corre mais devagar em um relógio que se move a 35 quilômetros menos por hora em relação ao outro.

8 - Telepresença à maneira de Star Wars

Cientistas da Universidade do Arizona criaram um material que pode armazenar dados de imagens holográficas sucessivas que são atualizados a cada dois segundos, o que representa um passo importante em direção à telepresença.

9 - Próton Pequeno

Uma equipe internacional liderada por físicos do Instituto Max Planck de Óptica Quântica na Alemanha, afirma que esta partícula é aproximadamente 4% menor do que se acreditava.

10 - LHC recria o Big Bang

PhysicsWorld fecha sua lista dos 10 avanços mais importantes do ano com o novo acelerador de LHC, no qual os especialistas do CERN conseguiram em março de 2010 as primeiras colisões de prótons em energia de 7 teraeletronvolts, a maior já alcançada em um acelerador, recriando assim o Big Bang.

Fonte: History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário